terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Resenha: "Repórteres de Guerra" (The Bang Bang, 2010)

Trailer: "Repórteres de Guerra"

Por Joscivanio de Jesus
Acadêmico de Jornalismo da Universidade Tiradentes


“Repórteres de Guerra” (The Bang Bang, 2010) é um filme que narra a vivência de quatro fotojornalistas: Ken Oosterbroek, Kevin Carter, João Silva e Greg Marinovich, que cobrem as primeiras eleições livres na África do Sul após o fim do regime do Apartheid, no início do ano 1994. Eles procuram mostrar, através de suas lentes, a crueldade e a atrocidade dos conflitos sangrentos ocorridos na região africana. Suas fotografias ganham as primeiras páginas dos jornais no mundo e duas delas recebem o Prêmio Pulitzer, o Oscar da fotografia.

Foto do fotógrafo sul-africano Kevin Carter (1960-1994) tirada em 1993 no Sudão. 
Publicada pelo The New York Times, ganhou o Prêmio Pulitzer em 1994.
O ponto alto do filme gira em torno da polêmica foto “O Abutre e a Criança”, de Kevin Carter, e a discussão sobre a moral dos fotógrafos de guerra. Há questões que são levantadas mas não aprofundadas, como por exemplo: a adrenalina na hora de tirar a foto cega-os de sua sensibilidade humanitária? O fotógrafo agiu dentro da ética profissional quando não ajudou a criança fotografada? Será que o fim justifica os meios? E até que ponto essa ajuda pode ser imputada como obrigação deles, os fotógrafos, que estavam ali a trabalho, apenas para fazer o registro fotográfico do conflito?
O filme leva o telespectador a refletir sobre a realidade da guerra e como, evidentemente, o jornalista/fotógrafo, no exercício de sua profissão, acaba por ser tão passível ou mesmo omisso a tudo que vivencia, e ironicamente convive com as mazelas de perto sem nada fazer para mudar tal condição, a não ser denunciá-la registrando em imagens o que presencia, por mais chocante que elas sejam.


FICHA TÉCNICA
Título original: The Bang Bang Club
Produção: Canadá e África do Sul, 2010
Duração: 106 min.
Diretor: Steven Silver
Roteiro: João Silva, Steven Silver
Elenco: Frank Rautenbach (Ken Oosterbroek), Ryan Phillippe (Greg Marinovich), Taylor Kitsch (Kevin Carter), Neels Van Jaarsveld (João Silva), Jessica Haines (Allie), Malin Akerman (Robin Comley).

Nenhum comentário:

Postar um comentário